segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CONTAGEM DE BEM-TE-VIS

No dia 30 de junho de 2009, a Comunidade Emaús participou da campanha de “Contagem de bem-te-vis” em Ubatuba, promovida pelo estudioso de pássaros da Secretaria do Meio Ambiente, Carlos Rizzo. Participaram dessa atividade crianças e jovens moradores da Comunidade, com idade entre 4 e 19 anos, e um visitante de 85 anos. O trabalho de contagem foi orientado pela Profª.Ceci Honório, guiada pelas instruções recebidas por Rizzo, em seu curso de Observação de Pássaros. O registro visual do evento foi realizado pelo professor de fotografia Wiliam Costa. A atividade consistiu em mini-palestra sobre as características do pássaro a ser observado, prática de observação de pássaros, contagem de bem-te-vis e atividade lúdica de pintura. O grupo percorreu toda a extensão da Vila Abbé Pierre, e, munidos de um binóculo, iniciou a caminhada pelas ruas de terra batida, a passos silenciosos e olhos atentos. Aos poucos, os participantes foram penetrando na flora local, procurando os pássaros nos arbustos, árvores, aguapés e plantações diversas. Em apenas 30 minutos de observação visualizaram 7 bem-te-vis e ouviram o canto inconfundível de 4 deles. Um precioso resultado, fruto de olhares sensíveis das crianças e jovens da Comunidade.


Contagem de bem-te-vis
Fotos: William Costa
Notas:
1. Carlos Rizzo - estudioso especializado em pássaros; desenvolve o projeto de Observação de Pássaros, na Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba. Para saber mais sobre o projeto, ver site: http://www.ubatubabirds.com.br/
2. Ceci-Maria A.Honório - professora doutora em lingüística e psicóloga; assessora voluntariamente a Comunidade na elaboração de projetos e mídia digital.
3. William Costa - fotógrafo social, professor de fotografia e Secretário de Assuntos Externos da Comunidade; desenvolve cursos de fotografia artesanal e digital voluntariamente no Emaús.

Um comentário:

  1. muito legal ver a minha amiga ceci em ação com a comunidade. abraços a todos e parabens pelo belo trabalho. hamilton ferreira

    ResponderExcluir